Fim de semana à porta pede um pequeno-almoço especial. É a oportunidade perfeita para começar o dia de forma mais tranquila e relaxante. E isso para mim envolve ir para a cozinha e preparar uma refeição mais composta, a fazer lembrar os cafés da manhã a que nos fomos habituando a ver nas novelas brasileira das nove.
As waffles são um verdadeiro clássico. Existem imensas versões, das doces às salgadas, mas esta conta com um ingrediente diferente. A banana madura traz aquela doçura tão característica, o que permite tornar a receita um bocadinho menos pecaminosa no que diz respeito às calorias. Além disso, é uma óptima forma de aproveitar as bananas esquecidas no frigorífico e que já não estão tão apetecíveis para comer ao natural.
Uma coisa vos posso garantir: depois de experimentarem esta receita vão querer que seja fim de semana todos os dias. Primeiro porque não vão ter que sair a correr de casa para ir trabalhar. E segundo, para que as possam devorar diariamente.





Informação
4 pessoas
10 minutos
5 minutos
Ingredientes
210 g de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó
½ colher (de chá) de sal
430 ml de leite
2 ovos
60 g de manteiga derretida
1 banana madura
1 colher (de chá) de extrato de baunilha





Passo a passo
- Numa tigela grande, misture os ingredientes secos (farinha, fermento e sal).
- Numa outra tigela, bata os ovos com a manteiga e o leite. Esmague com um garfo a banana, tornando-a num puré, e adicione ao preparado anterior.
- Junte os líquidos aos secos e misture bem para dissolver a farinha. Não bata demasiado para a massa não ficar com demasiado glúten, o que a deixará com uma textura um pouco “borrachuda”.
- Deixe a massa descansar por 5 a 10 minutos, enquanto a máquina de waffles pré-aquece.
- Unte as placas da máquina com uma fina camada de óleo vegetal. Verta cerca de ½ chávena de massa para cada waffle que preparar. Feche a tampa da máquina e, quando estiver dourada dos dois lados, retire. Repita o procedimento até que a massa termine.





