Sopa fria de cenoura com especiarias

Dias quentes pedem refeições mais frescas. Mas nem só de saladas se faz uma mesa de Verão. As sopas frias são perfeitas para o dia a dia já que conseguem aliar sabor e frescura. 

No entanto, para termos uma sopa fria não basta esperar que uma sopa arrefeça. Nem todas as sopas quentes são aptas para serem servidas dessa forma, justamente pelas suas composições delicadas e refrescantes. Das sopas frias mais tradicionais, quem nunca provou o gazpacho, seja com sotaque espanhol ou português? No entanto, existe uma infinidade de variações e de versões de sopas que combinam bem um pôr-do-sol estival. 

A sopa fria de cenoura tem uma cremosidade incrível e um conjunto de aromas irresistível. Servido com cubos de pepino e algumas folhas de manjericão, sabe ainda melhor.

Informação

Doses

4 pessoas

Preparação

30 minutos

Cozedura

Ingredientes

  • ½ cebola

  • 1 e ½ pepino

  • 4 tomates de rama maduro

  • 4 cenouras

  • 2 chávenas de água

  • 1 colher (de chá) de alho em pó

  • Manjericão fresco q.b.

  • Paprika q.b.

  • Cominhos q.b.

  • 1 colher (de sobremesa) de sal

  • 2 colheres (de sopa) de vinagre

  • 2 colheres (de sopa) de azeite

Passo a passo

  • Coloque num liquidificador a cebola, um pepino (sem casca nem sementes), o tomate e as cenouras. Tudo cortado em cubos para facilitar o processo. Adicione as especiarias, os temperos e triture até obter um creme. Leve ao frio até servir
  • Descasque e corte em cubos pequenos o restante pepino.
  • Sirva a sopa com os cubos de pepino e decore com manjericão, orégãos e um fio de azeite.