Dias quentes pedem refeições mais frescas. Mas nem só de saladas se faz uma mesa de Verão. As sopas frias são perfeitas para o dia a dia já que conseguem aliar sabor e frescura.
No entanto, para termos uma sopa fria não basta esperar que uma sopa arrefeça. Nem todas as sopas quentes são aptas para serem servidas dessa forma, justamente pelas suas composições delicadas e refrescantes. Das sopas frias mais tradicionais, quem nunca provou o gazpacho, seja com sotaque espanhol ou português? No entanto, existe uma infinidade de variações e de versões de sopas que combinam bem um pôr-do-sol estival.
A sopa fria de cenoura tem uma cremosidade incrível e um conjunto de aromas irresistível. Servido com cubos de pepino e algumas folhas de manjericão, sabe ainda melhor.


Informação
4 pessoas
30 minutos
–
Ingredientes
½ cebola
1 e ½ pepino
4 tomates de rama maduro
4 cenouras
2 chávenas de água
1 colher (de chá) de alho em pó
Manjericão fresco q.b.
Paprika q.b.
Cominhos q.b.
1 colher (de sobremesa) de sal
2 colheres (de sopa) de vinagre
2 colheres (de sopa) de azeite


Passo a passo
- Coloque num liquidificador a cebola, um pepino (sem casca nem sementes), o tomate e as cenouras. Tudo cortado em cubos para facilitar o processo. Adicione as especiarias, os temperos e triture até obter um creme. Leve ao frio até servir
- Descasque e corte em cubos pequenos o restante pepino.
- Sirva a sopa com os cubos de pepino e decore com manjericão, orégãos e um fio de azeite.





