Estes dias farruscos de Outono quase a virarem Inverno pedem refeições mais quentes e reconfortantes. Para isso nada melhor do que o encontro de dois grandes clássicos da culinária portuguesa. Por um lado, o empadão, que não precisa de apresentações, presente em todas as casas por esse país fora. Por outro, a alheira, ex-líbris de Trás-os-Montes e bandeira de Mirandela, conhecida pela sua mistura única de carnes, pão, e gordura de porco. E aqui temos a primeira reviravolta: este ingrediente confere ao empadão uma base rica e intensa, criando uma experiência de sabor inigualável.
E se o cenário já parecia delicioso, preparem-se para a segunda parte. À robustez da alheira combinamos a delicadeza e suavidade dos cogumelos, criando assim uma sinfonia de sabores que conquistará até os paladares mais exigentes.
Sou suspeito para o dizer, mas esta receita de empadão de alheira com cogumelos e agrião vai ser um sucesso garantido à sua mesa. E é mesmo simples de preparar. Ora veja a receita em baixo e tire as suas próprias conclusões.