Neste preciso momento, em muitas partes do mundo, várias famílias devem estar reunidas ao redor da lareira, celebrando as festividades com um copo de eggnog na mão, uma bebida tradicional centenária feita com ovos, leite e especiarias, enriquecida com rum, uísque ou conhaque.


Acredita-se que esta gemada tem raízes numa bebida europeia medieval que, depois de atravessar o Atlântico, se tornou numa das favoritas dos americanos coloniais. A gemada clássica tem bastante álcool adicionado, que funciona como um conservante, já que são usados ovos crus. Desta forma, pode ser conservada durante semanas, até meses, sem qualquer risco de bactérias – a tão temida salmonella.
Como não sou amante de bebidas alcoólicas, decidi fazer uma versão diferente da tradicional e que possa ser apreciada por toda a família, incluindo as crianças. Uma vez que se trata de uma gemada sem álcool, os ovos são delicadamente cozidos para matar qualquer possível risco. Demora apenas 15 minutos para fazer, mas requer algum tempo para o sabor ficar mais apurado.

